quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alexander McQueen : Gênios São Imortais



A Moda não muda o mundo
Mas pode mudar a maneira como queremos encara-lo.
Essa semana a passarela da vida perdeu a presença preciosa de Alexander McQueen,o gênio ousado que descobriu a aptidão para ser estilista fazendo vestidos para suas irmãs mais novas.Acredita-se em suicídio,ele perdeu a mãe recentemente.Mas não vem ao caso especular aqui sobre sua morte,é preferível falar sobre a contribuição que sua vida deu para um mundo bitolado,onde criatividade é muitas vezes vista como ousadia sem propósito,por incrível que pareça.

Nenhuma crítica ou cara feia o fez desistir de expor a moda como ele via: como uma aliada para traduzir a vida das pessoas,como uma portadora de idéias,um meio de comunicação silencioso mas eficaz.

Argumentam que o fashion é supérfluo.Sei que moda não é ítem de cesta básica,mas mente quem diz que se veste apenas com o propósito de cobrir-se.Quem se veste traduz algo com o que está vestindo.Pode ser um Armani ou uma malha sem etiqueta,quem veste,comunica.Seja na escolha da cor,no tecido,no corte,na ousadia do modelo,etc.

Levar isso em conta,foi certamente o que fez de Alexander MacQueen um mito,um ícone.
Hoje a moda usa preto( um preto de tules,organzas e tafetás),silencia e deixa as criações falarem pelo seu criador,continuarem a vida dele,transmitindo sua mensagem.

O céu recebe um artista.Nós,estudantes de Moda aqui na terra,esperamos que uma espécie de ciclo da água aconteça e a criatividade chova,a ousadia apareça,o inesperado sempre venha a cada entrada de um modelo numa passarela.Esperamos que a Moda continue comunicando implícita e explicitamente.
Que o gênio descanse em paz na sua imortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário